05/03/2020 - Caso as pessoas tenham tido contato com a água, elas devem ficar atentas aos sintomas. Veja as orientações.
A Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora divulgou na tarde desta quinta-feira (5) um alerta para a população sobre o risco de leptospirose. A contaminação pode ocorrer através do contato com água contaminada durante enchentes e alagamentos.
Após chuva, Juiz de Fora tem pontos de alagamento e desabamentos em diversas regiões
Defesa Civil registra mais de 200 ocorrências durante fortes chuvas em Juiz de Fora
Câmara de Juiz de Fora recebe doações para vítimas das chuvas
O Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental orienta a população a evitar o contato direto a água ou lama de enchentes. O consumo de alimentos que tiveram contato também deve ser evitado para prevenir a transmissão da doença.
Caso as pessoas tenham tido contato com a água, elas devem ficar atentas aos seguintes sintomas: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo (principalmente nas panturrilhas), e a ocorrência de vômitos, diarreia e tosse.
Em situações mais graves de leptospirose pode ser registrado o aparecimento de icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos), o que exige cuidados especiais e internação hospitalar. O doente pode apresentar ainda hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, o que pode levar à morte.
Orientações para prevenção
Alimentos
Não consumir alimentos com cheiro, cor ou aspecto fora do normal (úmido, mofado, murcho); alimentos como leite, carne, peixe, frango e ovos crus ou mal cozidos, principalmente aqueles que entraram em contato com a água de enchente;
Não consumir frutas, verduras e legumes estragados ou escurecidos que entraram em contato com a água de enchente;
Garrafas PET, leite em saco e grãos ensacados, mesmo fechados, mas que tiveram contato com água da enchente, devem ser descartados;
Alimentos com embalagens em lata, plástico e vidro que apresentem sinais de alteração, como inchaço, esmagamento, vazamento, ferrugem, buracos, tampas estufadas e com outros danos, mesmo que não estejam abertos, devem ser descartados.
Cuidados domiciliares
Como forma de prevenção, após as águas baixarem, é necessário retirar a lama e desinfetar o local (sempre se protegendo com uso de botas e luvas de borracha). Devem-se lavar pisos, paredes e bancadas, desinfetando com água sanitária na proporção de 2 xícaras de chá (400ml) desse produto para um balde de 20 litros de água, deixando agir por 30 minutos.
Animais peçonhentos
Após a diminuição do nível da água, recomenda-se entrar com cuidado e observar atentamente a presença de animais peçonhentos, sabendo que estes se escondem do homem. Bater os colchões antes de usá-los e sacudir cuidadosamente roupas, sapatos, toalhas e lençóis. Limpar o interior da casa usando luvas, botas e calças compridas. Lembre-se: serpentes, aranhas ou escorpiões podem estar em qualquer parte da casa, principalmente em lugares escuros.
JUIZ DE FORA
|